segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Santa Maria

Este não é um poema, nem uma história romântica, só quero deixar registrado o quanto eu estou indignado e consternado em ver mais de 230 jovens morrerem por irresponsabilidade.

Li pelos sites pessoas ironizando a situação, outros chorando suas perdas, alguns se juntando para fazer forças e poder ajudar. Acho digno governantes estarem presentes e auxiliando os afetados pela tragédia na boate Kiss em Santa Maria - RS. O que realmente me deixa triste é ver os noticiários cegos dizendo que "foi a fumaça" ou "o fogo" que matou essas pessoas. Escutem, fumaça e fogo não tem pernas, não são seres vivos, não tomam decisões. Os culpados foram os donos da casa noturna, o irresponsável do vocalista da banda que acendeu a pirotecnia num local fechado com materiais altamente inflamáveis como esponja - derivado de petróleo, e os seguranças que fecharam as portas quando viram o tumulto.

Então é assim mesmo? A culpa é do fogo? Da fumaça? Sério? Quer dizer que os órgãos que representam o poder público não puderam se antecipar frente ao risco? Quer dizer que o vocalista da banda não entende nada de pirotecnia, mas acha lindo lançar dentro de um ambiente fechado? Esse principal imbecil não sabia que as moléculas da fumaça se agitam rapidamente e se espalham com facilidade e, por isso, a fumaça encobriu o ambiente inteiro forçando as pessoas a correrem para qualquer porta achando que era a saída. E a figura do empresário? Que para obter lucro passou pela moral, pela ética e qualquer valor mensurável que respeite a vida, apenas para acumular mais capital?

Acho que até agora o que mais me tocou foi o fato dos seguranças terem fechado as portas na hora do incêndio. Quer dizer que na Sociedade Capitalista, vale morrer queimado e asfixiado, mas não vale sair sem pagar a comanda? É, talvez eu seja apenas um lunático questionando a lógica que foi imposta mesmo antes de eu nascer. Mas de um fato eu estou convicto, que nós todos vivemos numa sociedade com inversão de valores; aonde ser desonesto é aceitável e compreensível.

Não me conformo. Sei lá sociedade, nós humanos já fomos melhores. Então como é que é, jacaré que dorme na onda vira bolsa de madame?

Nenhum comentário: