quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Para não esquecer.

Pergunto a minha mãe - nascida em 1957, como as pessoas mais pobres faziam quando precisavam de cuidados médicos antes da implantação do SUS no Brasil. Ela diz que não se lembra exatamente como era. Me deixa assustado. Minha mãe pelo visto faz parte da maioria da população brasileira que não se lembra ou sabe, por ignorância, displicência ou comodismo como é não ter direitos sociais. Essas pessoas simplesmente não sabem que não é dom divino educação e saúde pública. É conquista. Hoje ela e eu temos planos de saúde caríssimos, mas ela não sabe que só conseguimos isso porque viramos classe média e essas condições só vieram por conta das políticas públicas que incluíram os mais necessitados. Quatro gerações da família e eu fui o primeiro a ingressar em Universidade Pública, essa é uma realização muito grande para minha geração. Mas não, as pessoas não veem isso como conquista; direito social. Justamente por isso as pessoas não se sensibilizam ao saber da PEC 241, a maioria da classe média (horrorosa) hoje goza de plenos direitos conquistados nos governos Lula e Dilma, exatamente por isso eles não têm parâmetros pra discutir se 20 anos de congelamento nos investimentos públicos é bom ou ruim. A maioria esqueceu como é viver sob um Estado neoliberal, de austeridade fiscal, onde o arrocho vai em direção dos mais pobres, enquanto os ricos e sobretudo a classe política continuam reproduzindo e impondo seus privilégios. Parece que ninguém lembra como era receber menos de R$100,00 de salário e ter que rezar pro dinheiro chegar ao fim do mês. O que sobrava era mês no fim do dinheiro. E mesmo que isso tenha acontecido há tão pouco tempo na história do Brasil, e de fato aconteceu, aconteceu mesmo, quem nasceu no começo dos anos 90 lembra disso, é difícil de convencer as pessoas de que estamos caminhando pro retrocesso com o governo golpista ilegítimo de Michel Temer, e com pleno apoio do PSDB que durante o governo FHC entregou nosso país a subserviência do FMI, vendeu nossos setores estratégicos sem sequer consultar a população, não construiu nenhuma universidade, escondeu a maioria dos escândalos de corrupção em seu governo. Repito, é assustador que as pessoas tenham memória e sensibilidade tão fraca.

Nenhum comentário: